Início / Geral / 3 Formas simples de lidar com a homofobia

3 Formas simples de lidar com a homofobia

homofobia

O mundo LGBT é ainda frequentemente vítima de homofobia, olhares desconfiados, olhares de repulsa ou até mesmo violência. A homofobia pode estar em qualquer lado e em qualquer pessoa, está na professora, no colega de trabalho, no estranho do café e infelizmente, até pode estar na família. Não podemos eliminar a homofobia, pois esta terá que desaparecer por si, quando a sociedade crescer e perceber que não podem existir estas convenções antigas, mas podemos e devemos aprender a lidar com a homofobia.

Podem não existir formas perfeitas mas existem maneiras de tornar a vida mais fácil. Conheça 3 formas simples de lidar com a homofobia alheia e não prejudique a sua felicidade enquanto LGBT.

1. Defenda quem é, diga não à homofobia

Temos que admitir que no mundo LGBT, por vezes é mais fácil fugir do que lutar, é mais simples fingir que se é heterossexual em vez de admitir a homossexualidade, no entanto, esta atitude não o vai ajudar. Mais cedo ou mais tarde alguém vai descobrir, portanto a melhor solução é assumir de imediato a sua homossexualidade e lutar pelos seus direitos. A homofobia existe apenas porque a comunidade LGBT tem sido recriminada ao longo da história, aumento assim o culto de que somos “diferentes”.

Ao defender com orgulho o mundo LGBT, está a contribuir para que, cada vez mais, este seja visto como “normal”, deixando assim de existir justificação para a homofobia.

2. Explicar o mundo LGBT e a homofobia

Não tenha dúvidas que muitas pessoas são homofóbicas porque não compreendem o mundo LGBT, não percebem que amamos da mesma forma que um heterossexual. Ao explicar ao mundo como se sente um homossexual num mundo tão critico, vai ajudar a combater a homofobia, pois cada vez mais as pessoas vão interiorizar a ideia, aceitando-a depois, ainda que a longo prazo.

Apesar de ser um processo demorado, este tem que ser feito de uma forma contínua, pois só assim poderá acabar com a homofobia que tanto incomoda o mundo LGBT.

3. Reconsidere as pessoas que o rodeiam

Pode não ter perfil para lutar contra a homofobia enfrentando a de frente, e não tem mal nenhum nisso! Nem sempre é fácil lidar com a discriminação e nem todos nós reagimos da mesma forma quando somos alvo de críticas injustas.

Se não quer lutar, então afaste-se das pessoas que o magoam. A homofobia está a diminuir cada vez mais e não é obrigado a sujeitar-se a insultos ou discriminações. Se em determinado local sabe que é alvo de homofobia, então deixe de o frequentar. Ignore as pessoas que o magoam e volte-se para aqueles que são verdadeiramente seus amigos e o compreendem, mesmo que não sejam LGBT.

O mais importante é saber lidar com a homofobia, ou seja, não se deixar abater por aquilo que sabe estar incorreto! A homofobia não é nada mais do que um sinal de ignorância e você não se deve deixar afetar.

Tenha orgulho de si, pois tem motivos para isso… encontre alguém que o mereça e seja feliz!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.1/10 (16 votes cast)
3 Formas simples de lidar com a homofobia, 9.1 out of 10 based on 16 ratings

Acerca Marta

2 comentários

  1. Todos tem direito a ser felizes sendo homossexual ou heterossexual, Deus não exclui ninguém e ele ama todos por igual,devemos dizer um não a qualquer forma de discriminação, que os direitos dos homossexuais sejam respeitados. beijo

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. 3 Formas simples de lidar com a homofobia? Sinto muito, quem escreveu esse artigo provavelmente nunca passou por uma situação de preconceito por homofóbico. Isso não me ajudou em nada.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 2 votes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.