Início / Geral / Apoio – Homossexualidade na adolescência

Apoio – Homossexualidade na adolescência

Para todos os adolescentes o desenvolvimento pessoal é uma tarefa complicada. Um aspeto importante consiste em definir a sua identidade sexual. As crianças exploram e experimentam sexualmente como parte do deu desenvolvimento normal. Este comportamento sexual pode levar-se a cabo com membros do mesmo sexo ou do sexo oposto. Aos adolescentes pensar em pessoas do mesmo sexo pode causar-lhes preocupação e ansiedade no que diz respeito à sua orientação sexual. Apenas pensamentos podem influenciar e causar esta dúvida no adolescente.

homosexualidade na adolescência

A homossexualidade é a atração sexual persistente e emocional por alguém do mesmo sexo. É uma parte da ampla gama de conceitos relativos à orientação sexual. Durante a infância e a  adolescência, muitos indivíduos homossexuais tentam esconder a sua homossexualidade. Apesar disso vivem experiências como os jovens heterossexuais: as mesmas paixões e dilemas relativos ao amor. Os pais necessitam de entender claramente que a orientação sexual não é uma desordem mental. Ninguém entende ao certo as causas da homossexualidade, contudo esta não é uma escolha da própria pessoa, por outras palavras, os indivíduos não escolhem ser homossexuais ou heterossexuais.

Apesar do crescente conhecimento e da informação acerca da homossexualidade, os adolescentes ainda continuam a ter muitas preocupações. Estas incluem:

  • Sentir-se diferente dos seus amigos
  • Sentir-se culpado acerca da sua orientação sexual
  • Preocupar-se acerca das reações de amigos e família
  • Ser alvo de preconceito
  • Preocupar-se com as doenças sexualmente transmissíveis
  • Ser rejeitado por parte de outros

Os adolescentes homossexuais recorrem por vezes ao isolamento social, revelando uma dificuldade em encarar problemas desenvolvendo uma fraca auto-estima. Também pode haver casos de depressão. Os pais e outros adultos responsáveis pela sua educação como professores, por exemplo, devem estar alerta acerca destes sinais de angústia e não deixar passar qualquer situação. É importante que os pais prestem o apoio necessário para o seu filho, aceitando a sua orientação sexual e encaminhando-o para um futuro melhor. Devem ser os adolescentes que decidem quando e a quem revelar a sua orientação sexual. Não é recomendável pressão para com o adolescente, o ideal é este viver em paz consigo mesmo e com os que o rodeiam.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.4/10 (23 votes cast)
Apoio - Homossexualidade na adolescência, 7.4 out of 10 based on 23 ratings

Acerca patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.