Início / Geral / Homossexualidade e emprego – Ainda existirá discriminação?

Homossexualidade e emprego – Ainda existirá discriminação?

Um estudo divulgado revelou ter provas concretas de que ainda existe discriminação no trabalho tendo como base a orientação sexual ou a identidade de género do indivíduo. A investigação foi realizada durante o uma década pela Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA). Este estudo conclui que faz falta uma lei de proteção para homofobia em diversos contextos, como no trabalho. Em Portugal a situação é semelhante – Ainda existe discriminação no trabalho mediante a orientação sexual.

Homossexualidade e emprego – Os dados da investigação

Entre 15 e 43% dos gays, lésbicas e bissexuais entrevistados disseram que em alguma ocasião já foram vitimas de algum tipo de discriminação nos seus locais de trabalho devido à sua orientação sexual. O Instituto Williams de Orientação Sexual Política Pública, a entidade dentro da UCLA que preparou a investigação confirmou que os dados obtidos são semelhantes aos dados realizados em 1992, o que revela nada mais nada menos do que uma falta de evolução das mentalidades no mundo do trabalho. Conheça um pouco mais sobre este estudo e sobre a discriminação para com os homossexuais no trabalho.

homossexualidade e emprego

A Homossexualidade e Emprego – Preparação Psicológica

Para assumir a sua homossexualidade no seu local de trabalho deverá ponderar e preparar-se para as situações que virão, independentemente do que poderá acontecer nunca deverá mentir no seu local do trabalho pois acabará por prejudicá-lo.

  • Conheça os seus colegas e estude o ambiente para com a comunidade homossexual.
  • Não se reprima e muito menos caia no erro a falar mal da homossexualidade para não haver “pistas”.
  • Se optar por não revelar a sua orientação sexual simplesmente não toque no assunto até que se sinta confortável.
  • Se decidir contar acerca da sua orientação sexual, faça-o de forma natural, não puxe conversa propositada, diga simplesmente que o seu namorado/a vem busca-la.

Prepare-se para várias reações

Na hora de revelar a sua orientação sexual no seu local de trabalho é sempre importante preparar-se para as mais variadas reações. Em situações onde a novidade não é bem recebida deverá agir naturalmente e de boa vontade para com todos, como antigamente. Não se deixe afetar e continue com o seu bom desempenho. Afinal, no seu trabalho apenas o seu bom desempenho influencia na sua permanência no emprego. Em situações onde alguns dos seus colegas não reagiram bem deverá simplesmente não se preocupar e se eles decidirem afastar-se não deverá sentir-se mal. Cada pessoa faz as suas escolhas e se ao contar a sua orientação sexual acabaram por se afastar apenas indica que não o aceitam como é, não merecendo qualquer atenção.

Há que dizer que nem sempre a revelação da orientação sexual resulta de forma negativa. Existem locais onde não existe qualquer tipo de discriminação relativamente à orientação sexual e onde pode viver uma vida tranquila sem problemas relativamente a esse aspeto. Independentemente da revelação da sua orientação sexual no trabalho mostre-se confiante pois é a chave para um bom trabalho!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Acerca patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.