Início / Geral / Homofobia e Xenofobia: dois conceitos vividos em pleno século XXI

Homofobia e Xenofobia: dois conceitos vividos em pleno século XXI

Homofobia e Xenofobia

Tendo em conta os mais recentes acontecimentos no Brasil, hoje resolvemos abordar o tema da homofobia e xenofobia.

Embora sejam conceitos já muito antigos, a verdade é que no Brasil (e no mundo) estão mais atuais do que nunca.

Todos os dias, dezenas de membros da comunidade LGBT são ameaçados de morte ou são vítimas de crimes violentos nas ruas das cidades.

“Gostaríamos” de dizer que isto só se passa no Brasil, mas ainda há bem pouco tempo um ativista grego foi vítima de uma violência tal, que acabou por morrer a caminho do hospital, em Atenas.

Casos destes são comuns em muitos locais, porque a homofobia e xenofobia ainda existem. Mas, se não sabe ao certo do que se trata, iremos explicar-lhe tudo de seguida.

Homofobia e xenofobia – Tudo o que precisa de saber

Na verdade, é muito simples falar de homofobia e xenofobia uma vez que de certa forma os conceitos estão interligados.

Assim, perceba um pouco melhor do que se trata cada um dos termos.

1 – Fobia

Uma fobia, é nada mais do que um medo irracional (ou instintivo) de alguma coisa. Contudo, nos dias que correm, é comum ouvir-se esta expressão empregue a outro significado.

Assim, podemos considerar uma fobia, não só como um medo, mas também como uma aversão ou repulsa a qualquer coisa, independentemente do motivo para tal.

2 – Xenofobia

De forma resumida, a xenofobia é o medo natural que temos ao que é diferente daquilo que para nós é comum.

Este problema, é também considerado em muitos casos como um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado do desconhecido ou do diferente.

Por fim, o termo é também vulgarmente utilizado como forma de referenciação a qualquer forma de preconceito racial, grupal (relativamente a grupos minoritários) ou cultural.

3 – Homofobia

O termo homofobia foi criado em 1971 por um psicólogo chamado George Weinberg. Resumidamente é o medo e o resultante desprezo por pessoas que gostam de pessoas do mesmo sexo.

A par disso, muitas vezes, este medo ou fobia, é fruto do próprio medo de que as pessoas sentem de serem homossexuais ou de que os outros pensem que são.

Agora que já sabe o que é a homofobia e xenofobia, é mais simples perceber porque é que estes termos são extremamente atuais quando olhamos para o que se está a passar no Brasil.

Se Bolsonaro for efetivamente eleito (como se prevê pelas intenções de voto), uma grande parte da comunidade LGBT no Brasil vai optar por deixar o seu lar.

As pessoas estão constantemente a serem vítimas deste tipo de preconceito. Se antigamente já existia, desde que Bolsonaro se candidatou à presidência, as coisas pioraram drasticamente.

Os atentados e afrontos à comunidade LGBT têm aumentado drasticamente de dia para dia! Assim, é possível perceber facilmente a dimensão a que esta situação pode chegar se ele chegar mesmo a ser efeito.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
Homofobia e Xenofobia: dois conceitos vividos em pleno século XXI, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.