Início / Geral / Casamento entre pessoas do mesmo sexo – Está preparado?

Casamento entre pessoas do mesmo sexo – Está preparado?

Desde que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi permitido em Portugal, existem muitos casais de mulheres/homens que pensaram em dar o grande passo, mas será que está preparado?

A união civil é um passo que não deve ser dado de ânimo leve apenas porque é permitido.

Conheça melhor as consequências deste passo e tome uma decisão pensada. 

Casamento entre pessoas do mesmo sexo – Os pontos positivos

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

O casamento entre pessoas do mesmo sexo veio trazer a felicidade a muitos casais LGBT. Casais que desejavam há muito formalizar a sua relação e estavam impossibilitados de o fazer. Agora já pode estar casado com a sua cara-metade e usufruir de algumas vantagens enquanto casal.

A união entre pessoas do mesmo sexo é efetuada no registo civil, como qualquer outra união e não necessita de nenhum procedimento extra.

Apesar de ser ótimo poder casar com a pessoa que ama, existem fatores que devem ter em conta para ter a certeza de que essa será a melhor decisão.

A sociedade conservadora portuguesa

A verdade é que os portugueses ainda não abraçaram totalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Apesar de existirem, felizmente, imensas pessoas que compreendem que o amor LGBT é igual a qualquer outro, existem também muitas pessoas que não concordam com o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Existem ainda pessoas que aceitam o amor LGBT, mas não concordam com a união civil, alegando que é algo que não deve ser trazido para o campo “legal”.

Obviamente que estes são argumentos de pessoas mais conservadoras que ainda não se encontram preparadas para que o amor LGBT seja publicamente reconhecido. Apesar de dever ter este factor em conta, não deve deixar que a discriminação o impeça de ser feliz.

O que esperar do casamento LGBT

Como membros ativos da comunidade LGBT gostaríamos de dizer que não vão encontrar qualquer problema se decidirem casar, no entanto, isto não é bem assim. Existe uma série de contratempos que terá que superar se pretende levar a união civil em frente.

Discriminação, ela vai acontecer… no emprego, na fila do supermercado, no banco, na praia, etc. A discriminação vai estar em todo o lado, principalmente quando tiver que se apresentar como casado com alguém do mesmo sexo.

Claro que pode, e deve, lutar contra estas atitudes discriminatórias e lutar connosco para garantir o seu lugar no mundo, no entanto, a longo prazo, esta luta constante pode ser motivo de stress e destabilizar o casal.

O que deve pensar antes do casamento

Em primeiro lugar, não deve nunca casar, apenas porque já pode… O casamento é um compromisso muito sério e que deve ser bem pensado. Não tenha pressa…

Pense se o casamento entre pessoas do mesmo sexo é de facto o vosso sonho e algo que vocês desejam bastante. Precisam de estar casados? Ambos sentem essa necessidade?

O casamento é algo maravilhoso e nunca deve abdicar desse direito por causa de preconceitos descabidos, mas também deve tomar essa decisão estando plenamente consciente das dificuldades que terá de enfrentar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (4 votes cast)
Casamento entre pessoas do mesmo sexo - Está preparado?, 10.0 out of 10 based on 4 ratings

Acerca Marta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.