Início / Notícias / Conhece o príncipe rosa? Um ativista real dos direitos gays

Conhece o príncipe rosa? Um ativista real dos direitos gays

Conhece o príncipe rosa? Um ativista real dos direitos gaysProvavelmente a expressão príncipe rosa não lhe é estranha. Trata-se do príncipe indiano Manvendra Singh Gohil que em 2006 assumiu publicamente que era gay.

Na Índia a homossexualidade não é bem vista, principalmente quando “afeta” um dos membros da família real.

Na verdade, a Índia é uma das comunidades mais homofóbicas do mundo, por isso é simples perceber que conseguir assumir-se perante uma sociedade e a sua família foi um passo de verdadeiro homem.

Mas, hoje falamos-lhe um pouco mais sobre este príncipe e o principal motivo pelo qual se tornou um ativista real dos direitos gays.

Príncipe Rosa – De herdeiro do trono a ativista dos direitos gays

Resumidamente, Manvendra Singh Gohil ou príncipe rosa, ficou conhecido a nível mundial quando os pais tentaram (sem sucesso) deserdá-lo após revelar que era homossexual.

Desde então, pouco se sabe de como tem sido o seu relacionamento com a família, que não aceitou esta revelação.

Manvendra Singh Gohil é a única pessoa conhecida na linhagem real da Índia moderna que revelou ser gay e defendeu ativamente todos os direitos desta comunidade.

O que muitas pessoas não sabem é que aos 15 anos casou-se com uma mulher por imposição da família (algo comum na Índia), mas apenas aos 27 anos, quando se separou é que revelou a sua homossexualidade.

Claro que não foi simples tomar esta decisão, principalmente pelo criticismo da família, mas também pelo abandono dos amigos, uma vez que passaram a ter medo de serem conotados como gays.

A par disso, foi expulso do palácio e na rua as pessoas vaiaram-no e queimaram as fotografias dele em fogueiras.

Em 2008 adotou uma criança de forma a poder dar seguimento às tradições indianas. Nos dias que correm, Manvendra Singh Gohil é um ativista dos direitos gays, mas luta também por outras causas como é o caso do combate à SIDA na Índia e na utilização dos pesticidas nas plantações.

O príncipe rosa já esteve também presente por diversas vezes na Parada do Orgulho LGBT em São Paulo.

Porque é que o príncipe voltou a ser notícia?

Tal como dissemos anteriormente, a Índia é um país extremamente homofóbico, e por isso uma das causas a que se dedicou foi a abolição de uma lei que remontava ao domínio imperial britânico em que qualquer pessoa era condenada à prisão perpétua se praticasse atos homossexuais.

No passado dia 06 de setembro a sua luta foi finalmente reconhecida com a abolição desta lei.

Hoje em dia Manvendra Singh Gohil ou príncipe rosa é uma espécie de celebridade que já foi ao programa da Oprah Winfrey e participou num episódio do reality-show do clã Kardashian…

Tudo isto para defender os direitos gays com unhas e dentes.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.