Início / Notícias / Casamento gay é legal nos EUA

Casamento gay é legal nos EUA

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decretou, no passado dia 26 de Junho, a legalização do casamento gay. A votação foi de cinco ministros a favor e quatro votaram contra, tendo passado assim a legislação e ficando registada na 14ª Emenda da Constituição Norte- Americana.

Antes da decisão ter sido tomada, os casais homossexuais só se podiam casar em 34 Estados nos Estados Unidos da América, depois da votação e a partir da sexta-feira passada, os cinquenta estados são agora obrigados e efectuar a união entre casais do mesmo sexo.

 

Decisão do Casamento Gay

“Está claro que as leis discutidas oprimem a liberdade de casais formados por pessoas do mesmo sexo, e deve ser reconhecido que elas condensam preceitos centrais da igualdade (…).

Especialmente após uma longa história de desaprovação deste tipo de união, a negação do direito ao casamento a casais formados por pessoas do mesmo sexo é um grave e contínuo dano”, decreta a decisão da Corte. “A imposição deste obstáculo a gays e lésbicas serve para desrespeitá-los e subordiná-los. E a Cláusula de Proteção Igualitária, assim como a Cláusula do Devido Processo, proíbe esta infração injustificada do direito fundamental ao casamento.”

O Supremo Tribunal finda ainda que: “Nenhuma união é mais profunda do que o casamento, pois ele incorpora os mais altos ideais de amor, fidelidade, devoção, sacrifício e família. [Os requerentes] pedem dignidade igualitária aos olhos da lei. A Constituição lhes garante esse direito.”

 

Presidente Obama

O actual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou decisão histórica como sendo um passo “em direcção à igualdade”. “Hoje é um grande passo em nossa marcha em direcção à igualdade. Casais gays e lésbicos agora têm o direito de se casar, exactamente como qualquer outra pessoa. O amor vence”.

Casamento gay é legal nos EUA

Casa Branca

Até a Casa Branca ganhou cor num dia tão importante. O casamento gay já está em todo lado e a Casa Branco colocou uma fotografia com arco-íris para demonstrar o seu apoio. Depois de colocar a imagem, o departamento ainda declarou numa mensagem que: “Amor é amor!”

casamento gay - casa branca

 

Hillary Clinton

Nem Hillary deixou passar este momento em branco. Hillary Clinton, mudou a sua fotografia no Twitter, e colocou um arco-íris e fez o comentário: “orgulhosa por celebrar uma vitória histórica para o casamento igualitário – e a coragem e determinação dos americanos LGBTs que fizeram isso possível”.

casamento gay hillary

 

Jeb Bush

Jeb Bush é irmão do ex- presidente George W. Bush, e candidato replubicano. Também se expresso mas não terá recebido a boa nova e o marco histórico. Na sua critica constavam as seguintes palavras: “guiado pela minha fé, eu acredito no casamento tradicional” e salientou que a “Suprema Corte deve permitir que os estados tomem essa decisão”. E juntou ainda: “Agora é crucial que como país nós protejamos, a liberdade religiosa e o direito de consciência e também a não discriminação”.

 

 

Lady Gaga, Madonna, Bette Midler

Foram muitas as celebridades que demonstraram a felicidade pela legislação do casamento gay. Entre elas, temos o comentário da cantora Lady Gaga colocou uma fotografia com a bandeira LGBT e escreveu: “Parabéns, América! Casamento [entre pessoas] do mesmo sexo agora é legal em todo o país #IgualdadeParaTodos. Também Madonna mencionou o seu agradou e ainda disse ser o início de uma “revolução do amor”. Quem não podia ficar indiferente foi a actriz, cantora e comediante Bette Midler que disse: “Vamos à capela”.

casamento gay Lady gaga

 

Mark Zuckeberg, Tim Cook

O criador do Facebook, Mark Zuckeberg, tem mais de 33 milhões de seguidores na sua rede social, e depois da aprovação do Supremo Tribunal, este decidiu mudar a sua fotografia de perfil e colocou uma com as cores da LGBT. O seu comentário conseguiu mais de 80 mil gostos e foi compartilhado mais de 3 mil vezes. “Nosso país foi fundado na promessa de que todas as pessoas são criadas iguais, e hoje nós demos outro passo para alcançar essa promessa. Eu estou muito feliz pelos meus amigos e por todos em nossa comunidade, que podem, finalmente, celebrar seu amor e serem reconhecidos como casais iguais perante a lei”.

Até o CEO da Gigantesca Apple, Tim Cook, apreciou a decisão como sendo “uma vitória para a igualdade, perseverança e amor”.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (3 votes cast)
Casamento gay é legal nos EUA, 10.0 out of 10 based on 3 ratings

Acerca lgbtadmin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.