Início / Geral / O Significado LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros…

O Significado LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros…

Sejam bem-vindos ao lgbt.pt, o site onde serão abordados todos os temas ligados às temáticas da homossexualidade, bissexualidade, travestismo e transexualidade. No nosso primeiro artigo pretendemos esclarecer um pouco dos conceitos por trás do significado LGBT. Conheça então quem é LGBT dentro do vasto mundo da orientação sexual para além da heterossexualidade.

Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transexuais

Antigamente como GLS (Gays, Lésbicas e simpatizantes) e atualmente como LGBT, a sigla indicada refere-se a: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Transexuais e Simpatizantes. Como a própria sigla e o seu conceito indicam não é necessário ter traços ou características homossexuais para se identificar dentro do conceito LGBT, os simpatizantes também são englobados, visto que prestam o seu apoio  a toda esta comunidade. Exploremos então cada um dos elementos desta sigla de como a que se perceba quem de facto pode ser considerado LGBT:

  • Lésbicas
    Lésbica é uma mulher homossexual, cujo amor e atração física é referente a outras mulheres. Como lésbicas, as mulheres não sentem qualquer desejo ou atração física por um elemento do sexo oposto. Ainda em jeito de curiosidade, destacamos a origem do nome Lésbica, que remonta para a ilha grega de Lesbos e para a interpretação dos poemas de Safo, que refletiam um amor sexual entre ela e outras mulheres.
  • Gays
    Em contraste com o conceito de lesbianismo, Gays são homens que sentem atração física e sentimentos de amor apenas por pessoas do mesmo sexo, ou seja, outros homens. Esta condição pressupõe um distanciamento sexual relativamente ao sexo oposto.
  •  Bissexuais
    Um individuo com características bissexuais manifesta tendência afetiva e sexual para com membros do mesmo sexo e de sexo oposto. Estudada por sexólogos e outros profissionais, esta orientação sexual é motivo de dúvida para muitos e uma certeza para outros.
  • Transgéneros
    Transgénero é um individuo que possui uma identidade de género diferente do género de nascimento, porém não deseja viver e ser aceito como no sexo oposto, pois estão constantemente em mudança de um género para o outro. As Drags Queens são muito aliadas a este conceito ao vestirem-se como o sexo oposto por prazer ou por profissão. É de destacar que uma Drag Queen não tem que ser necessáriamente homossexual.
  • Transexuais
    Transexuais são indivíduos que possuem uma identidade de género diferente do género do nascimento, à semelhança dos Trangéneros. Ainda assim destacam-se pelo desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. A OMS (Organização Mundial de Saúde) trata a transexualidade como um transtorno de identidade de género e só quando o médico detecta o transtorno, a cirurgia de mudança de sexo é possível acontecer.
  • Simpatizantes
    Como a palavra indica, simpatizantes são aqueles que não possuem qualquer preconceito para com os LGBT mesmo sendo heterossexuais. Os simpatizantes apoiam totalmente a legalização dos direitos homossexuais sem estarem relacionados com eles.

Há que destacar que os direitos LGBT no mundo são muito variáveis. Ainda existem países onde a homossexualidade é condenada através de pena de morte (Arábia Saudita, a Mauritânia e Iémen), contudo existem também países onde a homossexualidade é liberal com possibilidade de casamento tais como Holanda, Espanha, Portugal, Canadá, entre outros). O conceito e significado LGBT assim como a luta para os seus direitos tem mudando ao longo das últimas décadas, siga os nossos artigos e perceba o que se passa no mundo LGBT em Portugal e no mundo.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.4/10 (34 votes cast)
O Significado LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros..., 7.4 out of 10 based on 34 ratings

2 comentários

  1. E muito inportante isso

    vou aprensentar esse trabalho na faculdade

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -1 (from 3 votes)
  2. É importante que nos aceite as pessoas como elas são não importa o gênero ou sua preferência.O importante é respeitar

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.