Início / Geral / Como conseguir ser gay no emprego sem sofrer discriminação

Como conseguir ser gay no emprego sem sofrer discriminação

ser gay no emprego sem sofrer discriminação

A comunidade LGBT está sempre atenta às dificuldades que se apresentam aos nossos membros e a discriminação gay no emprego ainda é um dos fatores que mais afeta a nossa comunidade.

Se dentro de certas sociedades, ser gay já é socialmente aceite, existem muitos outros locais que ainda oferecem imensas dificuldades, tais como cidades pequenas e o emprego.

Conheça o local de emprego

Ser LGBT e assumi-lo é algo muito importante para a sua felicidade e realização enquanto pessoa, principalmente se for casado ou pretender casar, no entanto, existem situações em que admitir que é gay podem trazer mais dores de cabeça do que realizações pessoais.

O primeiro passo para conseguir sentir-se bem no emprego sem sofrer discriminação é conhecer bem o local de emprego.

Nunca deve contar aos seus empregadores e colegas de trabalho que é LGBT sem conhecer primeiro a posição da empresa, e mais importante, a posição dos seus colegas de trabalho.

  • Não conte a ninguém que LGBT antes de conhecer e ter confiança nos seus colegas e empregadores.
  • Tente perceber o caráter das pessoas e também a sua abertura ao mundo LGBT.
  • Aborde discretamente o assunto e fique a saber a opinião de quem trabalha consigo.

Aprenda a avaliar a necessidade de contar que é gay

O emprego é uma parte muito importante da nossa vida, afinal, passamos grande parte do dia com os nossos colegas de trabalho.

É necessário que consiga perceber se valerá a pena admitir que é gay, principalmente se não tiver facilidade de mudar de emprego.

Qualquer LGBT deve assumir quem é e lutar pelos seus direitos, mas é necessário pensar bem se valerá a pena ter oito horas diárias com pessoas que o discriminam. Por vezes existem situações que é preferível esconder que é LGBT, principalmente se não tiver ninguém que o apoie e se precisar bastante desse emprego.

Claro que tem o direito a ser quem é e a entidade empregadora não o pode, legalmente, discriminar por isso. Infelizmente, as coisas nem sempre funcionam como deveriam e pode ser despedido por outro motivo aos olhos legais.

Assumir a discriminação

Se todos os fatores estiverem contra si e decidir assumir a sua homossexualidade de qualquer das formas, siga os nossos conselhos para minimizar os riscos de discriminação.

  • Seja forte e não vacile na sua posição – As pessoas têm tendência a respeitar pessoas com um feitio forte e imponente. Defenda quem é e nunca aceite insultos ou outras discriminações.
  • Aja naturalmente – Quanto mais natural for com o facto de ser gay, mais as outras pessoas vão ter tendência a dar menos importância ao assunto.
  • Prove que ser gay não diminui a sua capacidade profissional. Esforce-se e seja dedicado.
  • Seja paciente – Mudar o mundo dura séculos, mas mudar o ambiente profissional também pode demorar muito tempo. Seja paciente, mas nunca vacile! Defenda sempre a sua posição e acabará por ser aceite, no entanto, prepare-se para uns meses de esforço psicológico.

Se tem a sorte de ter colegas liberais e compreensivos, damos-lhe os parabéns! Tem a vida profissional mais facilidade, como todos os LGBT deveriam ter.

Acerca Marta

Um comentário

  1. Observador

    O ideal é saber quem se é e ser! Já presenciei homossexuais com função de chefia, cedendo a funcionaria que pensou que o teria como genro, sem o tê-lo convenceu ao casamento por satisfação social! Quando comecei a namorar colega vizinho, ele tinha o hábito de se despedir quando ia a minha seção e com certa deferência! Quando não ficava comigo no final do expediente, porque começaram a fazer um certo rodizio: alguém por alguns dias ficava comigo até final do expediente, mas ele não deixava de ir ao meu setor, para oferecer carona ou conversar um pouco como colega. Se houve alguém que pensou em assistir alguma troca de carícias, nossa, acabaram se cansando e, voltaram aos seus horários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.