Você está aqui:Início » Geral » Conheça um pouco da história da cultura LGBT

Conheça um pouco da história da cultura LGBT

É chamado de cultura LGBT o movimento cujas lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros são adeptos. A cultura LGBT como qualquer cultura possui inúmeras vertentes de acordo com o local e até com o tipo de cultura e o seu meio de expressão. Dentro da cultura LGBT existem uma série de subculturas como a Cultura gay, Cultura lésbica, Cultura bissexual e Cultura transgénera. Apesar dessas subculturas existem elementos comuns a todas elas como a reivindicação dos direitos e a inserção dos LGBT nas sociedades. A cultura LGBT pode expressar-se de várias formas. Conheça com o nosso artigo de hoje um pouco mais sobre a cultura LGBT e a sua história.

cultura lgbt Conheça um pouco da história da cultura LGBT

História da cultura LGBT – As várias expressões

A história da cultura LGBT é marcada por várias expressões que fizeram desta cultura uma referência não só para a comunidade LGBT. Conheça então as expressões da cultura LGBT:

  • Arte – A cultura LGBT manifesta-se através da arte em diversas formas como o cinema, a literatura, a música, o teatro e as artes plásticas. No cinema a cultura LGBT manifestou-se a primeira vez nos anos 30, ainda que de maneira sublime contudo o seu grande desenvolvimento aconteceu durante as décadas de 80 e 90 onde a cultura LGBT passou a ter um destaque notável no cinema deixando assim de ser tabu nas sociedades ocidentais. Outro exemplo notável da evolução da cultura LGBT é notável através da música, onde as vivências e experiências LGBT foram sido contadas e onde existem vários simbolismos que representam a vida e o quotidiano LGBT. I Will Survive, de Gloria Gaynor é um dos hinos LGBT que data o fim da década de 70.

  • Desporto – A cultura LGBT está difundida um pouco por todos os aspetos e o desporto não é exceção. Através de personalidades que venceram o preconceito e se tornaram autênticos atletas, a cultura LGBT vê o seu espaço ser preenchido por nomes conhecidos no desporto que assumem a sua homossexualidade sem preconceitos. Existe também a Federação Europeia de Desporto Gay e Lésbico, fundada em 1989, que é um marco de referência na cultura LGBT.
  • Lugares – Existem vários lugares onde a cultura LGBT é privilegiada em todo o mundo. Não havendo restrição apenas a espaços de lazer como bares e discotecas, a cultura LGBT está presente em museus e arquivos históricos como o Canadian Lesbian and Gay Archives (fundado em 1973) que reúne uma série de dados históricos relacionados com a cultura lésbica e gay.
  • Símbolos  – Qualquer cultura tem os seus símbolos assim como a cultura LGBT. Existem símbolos para definir e caracterizar todos os elementos da comunidade e da sigla LGBT. O símbolo mais comum é a bandeira arco-íris, que representa a comunidade LGBT no seu todo e é um ícone a nível mundial.
bamdeira 300x199 Conheça um pouco da história da cultura LGBT

A cultura LGBT está presente um pouco por todo o mundo ainda que mais desenvolvida nos países ocidentais. Através de várias expressões é possível retratar o quotidiano e a vida LGBT no seu estado mais puro. A história da cultura LGBT não é recente como todos sabemos, é uma história com séculos, desde os tempos da Grécia antiga à atualidade, sofrendo constantes mudanças e acrescentos, e como qualquer história está em constante evolução.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)

Conheça um pouco da história da cultura LGBT, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Deixe um Comentário!

© 2014 Alimentado por Wordpress, LGTB

Ir para o Topo