Início / Geral / Casamento entre pessoas do mesmo sexo – Está preparado?

Casamento entre pessoas do mesmo sexo – Está preparado?

Desde que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi permitido em Portugal, existem muitos casais de mulheres/homens que pensaram em dar o grande passo, mas será que está preparado?

A união civil é um passo que não deve ser dado de ânimo leve apenas porque é permitido.

Conheça melhor as consequências deste passo e tome uma decisão pensada.     

Casamento entre pessoas do mesmo sexo – Os pontos positivos

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

O casamento entre pessoas do mesmo sexo veio trazer a felicidade a muitos casais LGBT. Casais que desejavam há muito formalizar a sua relação e estavam impossibilitados de o fazer. Agora já pode estar casado com a sua cara-metade e usufruir de algumas vantagens enquanto casal.

A união entre pessoas do mesmo sexo é efetuada no registo civil, como qualquer outra união e não necessita de nenhum procedimento extra.

Apesar de ser ótimo poder casar com a pessoa que ama, existem fatores que devem ter em conta para ter a certeza de que essa será a melhor decisão.

A sociedade conservadora portuguesa

A verdade é que os portugueses ainda não abraçaram totalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Apesar de existirem, felizmente, imensas pessoas que compreendem que o amor LGBT é igual a qualquer outro, existem também muitas pessoas que não concordam com o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Existem ainda pessoas que aceitam o amor LGBT, mas não concordam com a união civil, alegando que é algo que não deve ser trazido para o campo “legal”.

Obviamente que estes são argumentos de pessoas mais conservadoras que ainda não se encontram preparadas para que o amor LGBT seja publicamente reconhecido. Apesar de dever ter este factor em conta, não deve deixar que a discriminação o impeça de ser feliz.

O que esperar do casamento LGBT

Como membros ativos da comunidade LGBT gostaríamos de dizer que não vão encontrar qualquer problema se decidirem casar, no entanto, isto não é bem assim. Existe uma série de contratempos que terá que superar se pretende levar a união civil em frente.

Discriminação, ela vai acontecer… no emprego, na fila do supermercado, no banco, na praia, etc. A discriminação vai estar em todo o lado, principalmente quando tiver que se apresentar como casado com alguém do mesmo sexo.

Claro que pode, e deve, lutar contra estas atitudes discriminatórias e lutar connosco para garantir o seu lugar no mundo, no entanto, a longo prazo, esta luta constante pode ser motivo de stress e destabilizar o casal.

O que deve pensar antes do casamento

Em primeiro lugar, não deve nunca casar, apenas porque já pode… O casamento é um compromisso muito sério e que deve ser bem pensado. Não tenha pressa…

Pense se o casamento entre pessoas do mesmo sexo é de facto o vosso sonho e algo que vocês desejam bastante. Precisam de estar casados? Ambos sentem essa necessidade?

O casamento é algo maravilhoso e nunca deve abdicar desse direito por causa de preconceitos descabidos, mas também deve tomar essa decisão estando plenamente consciente das dificuldades que terá de enfrentar.

Acerca Marta

Um comentário

  1. Observador

    Casamento deve ser visto como algo amplo! Penso que entre dois homens cisgeneros como foram as minhas experiências seria difícil compartilhar o cotidiano! Deixo ser conduzido na cama por outro homem: preliminar, 69 ou ser penetrado, mas no dia a dia, prezo pelo consenso Sem imposições!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.