Início / Geral / Conheça os tipos de orientação sexual

Conheça os tipos de orientação sexual

Quando somos conscientes de que a nossa orientação sexual é distinta da heterossexualidade, entramos num conflito interno de forma a definir aquilo que sentimos. O facto de metermos uma definição naquilo que sentimos é algo que não é de todo correto pois estará apenas a limitar o seu sentimento a um simples conceito contudo é verdade que essa definição tranquiliza muitas pessoas e lhes tira mais um bichinho da cabeça definindo-se como homossexual, bissexual, transsexual, panssexual ou outra orientação sexual. Com o nosso artigo de hoje pretendemos esclarecer cada conceito de todos os tipos de orientação sexual assim como enumerar as suas diferenças. Existem vários conceitos para além da sigla LGBT que não estão incluidas nesse mesmo coletivo, fique para ler.

tipos de orientação sexual

Tipos de orientação sexual:

Heterossexualidade

É a orientação sexual caracterizada pela atração sexual e emocional entre pessoas de sexos opostos.

Homossexualidade

É a orientação sexual caracterizada pela atração sexual e afetiva entre indivíduos do mesmo sexo. Em termo comum para designar homens homossexuais chama-se de “gay” e a mulheres homossexuais chama-se “lésbicas“.

Bissexualidade

É a orientação sexual caracterizada pela atração sexual e sentimental entre pessoas tanto do mesmo sexo como do sexo oposto. A diferença entre a bissexualidade e a homossexualidade é que também pode haver hipótese de atração entre pessoas do sexo oposto.

Transsexualidade

Um transsexual é uma pessoa que não se sente identificada com o seu corpo e o seu género psicológico não corresponde ao físico. Pode acontecer em homens que se sente mulheres ou mulheres que se sentem homens. A transsexualidade não está de todo relacionada com a homossexualidade. Um homem homossexual não se sente mulher, sente-se homem. No caso de sentir-se mulher considera-se transsexual. A orientação sexual de um transsexual depende da sua orientação de género. Um homem pode sentir-se mulher e ser lésbica ou heterossexual, por exemplo. Atualmente é possível fazer-se uma operação de mudança de sexo para que o homem se conversa em mulher e vice versa.

Panssexualidade

A panssexualidade também denominada como omnissexualidade, polissexualidade ou trissexualidade é caracterizada pela atração sexual ou romântica por pessoas independentemente do sexo ou género das mesmas. Podem sentir-se atraídos por homens, mulheres ou também por pessoas que não se sentem identificadas com o seu género incluindo interssexuais, transsexuais e intergéneros.

Assexualidade

É a falta de orientação e desejo sexual. As pessoas assexuais não sentem atração física ou sexual para com nenhuma pessoa e não sentem desejo pelo prazer sexual, pelo que não se identificam com nenhuma orientação sexual definida. Não é habitual que se apaixonem ou tenham um namorado/a. Tendem a criar um laço afetivo com alguém ainda que não implique que tenham uma relação sexual.

Intergénero

A diferença entre intergénero e transsexual é que os intergéneros não se identificam nem com homens nem como mulheres. Podem ver-se como homens ou mulheres. Algumas pessoas têm características do sexo oposto em junção com características do mesmo sexo. Alguns vêm a sua identidade como uma junção entre o masculino e o feminino. Intergénero não designa uma orientação sexual mas sim um conceito relacionado com a identidade de género.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.6/10 (119 votes cast)
Conheça os tipos de orientação sexual, 7.6 out of 10 based on 119 ratings

28 comentários

  1. A Androginia entraria em qual?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votes)
  2. Transexual e Intergenero não é orientação sexual. É identidade de gênero.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +11 (from 11 votes)
  3. meire-alba2@hotmail.com

    Não entendo os homossexuais. Primeiro, falam que uma pessoa se nasce homossexual. Daí, fala que é orientação sexual. Como assim alguém os orientou ou nasceram assim? Nem eles mesmos sabem como definir esse comportamento. Pra mim, a sociedade sim está sendo orientada pelas novelas a terem esse comportamento, por isso o termo ORIENTAÇÃO sexual vem bem ao caso.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -7 (from 19 votes)
    • Meire, os homossexuais são pessoas que gostam de pessoas do mesmo sexo. Essa é a sua orientação sexual, o que diz do que você gosta. Não, ninguém ORIENTA ninguém, tipo, eu não vou orientar você a ser homo ou hétero… não! Elas NASCERAM assim, da mesma forma que alguém nasce de cabelos claros, negra, e etc.

      A orientação sexual é definida como dizer de quem você gosta, seria eu dizer ” o que você gosta “, porque eu estaria tratando pessoas como objetos. De qual tipo de pessoa você gosta.

      Espero ter ajudado 😀

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +13 (from 15 votes)
    • Olha Meire, vou tentar te explicar, e você tenta entender, ok? Vou dar um exemplo: Uma pessoa nasce com olhos castanhos, essa pessoa não pode ser “influenciada” a ter um olho azul, pois ela NASCEU assim. Esse exemplo também se aplica na questão heterossexual, homossexual, transexual ou qualquer que seja. Uma pessoa nasce hétero, ela não pode ser “influenciada” a virar homossexual, assim como homossexuais não podem simplesmente tornarem-se heterossexuais, já que a pessoa nasceu assim. E sobre a sua questão sobre a definição “orientação” sexual, o comentário da Joana já respondeu. Espero que tenha entendido, um abraço.

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +4 (from 4 votes)
    • Eu nasci em uma casa de homofóbicos, sempre achei que fosse hétero, mas um dia me apaixonei por uma garota. Você nasce assim, e por mais que tente esconder, você nasce sendo lésbica, gay, bi, etc… Então sim, cada um já nasce… Não tem como mudar.

      E uma questão que me veio na mente… Será que você não é hétero por influência?
      (Não estou questionando sua sexualidade… Mas se você se sentiu ofendido, saiba que é assim que sentimos quando alguém fala que fomos influenciados)

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +4 (from 4 votes)
    • Meire, neste caso o termo “orientação” não tem a ver com direcionamento e sim com preferência. É um termo usado por profissionais. Sou psicóloga e na faculdade utilizamos esse termo ao invés de “opção” sexual, este sim, definitivamente errado, pois não se opta. Sexualidade não é escolha

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
    • Querido, assim como a heterossexualidade, a homossexualidade também é uma orientação sexual. No caso do que você explicou no comentário, há sim uma orientação. A maneira como a criança é criada e tal, todas as baboseiras, acabam sim influenciando tanto o individuo hétero, quanto o gay. Todos nascemos assim (não como gays, ou héteros), mas como nós mesmos, e ao longo dos anos vamos formando nossa identidade. Agora, é possível sim nascer com “maneiras” diferentes, coisa de cromossomos, DNA, não vou explanar, mas são detalhes pequenos que são decididos no momento da geração do feto e que não dá para mudar, até porquê, na minha opinião, não preciso mudar o que não me incomoda. Não quero dizer que um gay se torna gay durante os anos, até porque eu também estaria dizendo o mesmo dos héteros. Estou dizendo que, a partir dos anos, o mundo te força essa decisão: amar mulheres, amar homens, amar homens e mulheres, ou simplesmente amar. É complicado? Esteja nossa pele, e verá que sim, mas não é nada desagradável ser você mesmo.

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
    • Eduarda Batista Dias.

      Quando uma pessoa fala que nasce homossexual, e porque o cérebro nasce primeiro que o órgão genital. Então muitas das vezes o cérebro, pode nascer feminino mais o órgão masculino. Quer um conselho? pesquise antes de falar, e só pra lembrar o que eu estou falando e comprovado pela CIÊNCIA.

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  4. Queria comentar que essa definição de assexualidade é bem restritiva. Para começar, não é falta de orientação, ela é uma orientação sexual. Assexualidade é falta de atração sexual. É olhar para uma pessoa e não sentir desejo de fazer sexo com ela. Uma pessoa assexual se identifica sim com uma orientação definida, ela se identifica com assexualidade. Segundo, sexo e amor são coisas diferentes. Falta de atração sexual não é falta de atração romântica. Se você pode querer e fazer sexo sem estar apaixonado, o contrário também é válido. Ou seja, é possível se apaixonar e não querer sexo.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  5. Tenho dúvidas sobre minha orientação sexual. Sou homem e a princípio sou pansexual, mas na verdade sinto atração visual por mulheres, mas curto o clima de putaria, com qualquer gênero. Não sei explicar isso. Curto o clima erótico independente de características físicas, sexo ou orientação sexual da pessoa. Existe alguma definição para isso?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  6. Tenho um pouco de dúvida onde me encaxo, sou homem e eu sinto atração tanto por homens, quanto por mulheres, porém, quando eu tento ficar com uma menina, eu não fico satisfeito com meu corpo pois me sinto uma mulher em corpo de homem, e quando fico com um homem, me sinto normal, é como se eu fosse um homem é uma mulher homossexual.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  7. Creio que você tenha se equivocado na parte do Panssexual….

    Panssexual e Polissexual são coisas diferentes. O Pan sente atração por pessoas independente de ser homem, mulher, trans, não binário…. em resumo, o Pan gosta de pessoas independentemente do seu gênero. Já o Poli pode sentir atração por agênero, homem, trans, mas não por outras mulheres, por exemplo. Pra um resumo do resumo: é como se o Pan sentisse atração por todos os gêneros, e o poli por muitos, mas não por todos. 🙂

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votes)
  8. Sobre assexualidade é uma orientação sexual sim! Sou assexual e pansexual, tem alguns assexuais que tem relacionamentos amorosos sem sexo e outros sem os dois. Há varias denominações dentro do assexualidade.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  9. Pra mim panssexualidade é bissexualidade. Não sou panfóbico, por favor!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • bissexuais são aqueles que sentem atração por pessoas dos dois gêneros (homens e mulheres)
      panssexuais são aqueles que sentem atração por pessoas dos dois gêneros, independente da sua genital. (por exemplo, por interssexuais, transsexuais, mulheres, homens e etc)
      Não confundam.

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  10. Descobri que eu sou assexual

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  11. Eu acho que sou assexuada, me ajudem, eu até tenho vontade de fazer sexo de vez em quando,mas quando faço não sinto prazer algum, dificilmente, eu pensava que o problema era com a pessoa, mas mas eu me relacionei com outras com o decorrer do tempo e vi que não faz diferença alguma, e eu tb só penso no prazer da outra pessoa, não ligo em não sentir prazer e eu consigo ficar meses ou até msm anos sem sentir falta de sexo e eu me sinto indiferente com isso pq todo mundo fala disso

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  12. Sou mulher, me identifico como mulher, mas as vezes acho que seria mais feliz tendo um pênis.

    Ao mesmo tempo sinto atração sexual por meninas (apesar de nunca ter ficado de fato com uma) , mas acho que não conseguiria namorar uma.

    Não tive ainda uma relação lésbica, mas sempre que penso sobre sinto que deveria ter um pênis. Mas eu não me identifico como trans, sou mulher..

    Ao mesmo tempo só namorei e me relacionei com homens. Não sinto atração física direto por eles (é muito difícil eu achar homem bonito, tanto q meus EXs eu os acho feios). Porém eu me apaixono por homens, eu quero me envolver sentimentalmente com homens, mas não consigo me imaginar tendo relações com um homem q não seja um namorado meu.

    RESUMO: sinto atração por mulheres, mas não quero namora-las. Para uma relação lésbica gostaria de ter um pênis.
    Me apaixono por homens, mas não sinto atração por eles. Só consigo transar por aqueles q me apaixono

    MDS, o que sou? :c

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Acho que tá faltando afeto carinhos prolongados e um conjunto todo de ligações que a torne desejosa e desejável. Eu respeito toda forma de amar. Mas uma transa bem dada se torna inesquecível. Eu desde pequeno já tinha definido que a mulher era o meu foco. Não me vejo em outro tipo de relação.

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
    • Poxa temos coisas em comum, tem mulheres que me sinto super atraída, adoro vídeos pornôs lésbicos, mas sou mulher me identifico como mulher, gosto de homem, inclusive sou casada com um homem, mas nunca fiquei com uma mulher, e não sei o que fazer, porque to mega confusa.

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  13. Acho que sou Pansexual. Eu sinto atração por todos os gêneros, porém não consigo beijar mais homens heteros só não sei pq.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  14. Sinto Prazer com todos os tipos ! Vai de Pessoas ate animais, e meio bizarro ! kkk Mas Sinto Atraçao por todos e ficou exitado com todos :Mulher . Homem , Velhos ! Adolecentos, Jovens ! Animais ! Gays ! Trans ! Lesbicas … tudo ! queria saber qual ea minha sexualidade oq eu sou ! sou Doente ou eu me encaixo em alguma classe ?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  15. Eu sou casado com uma mulher, sinto tesão e atração por outras mulheres mas transexuais são minha paixão, eu largaria minha esposa pra casar com uma que não tenha feito a cirurgia genital que não sei o nome, qual seria minha orientação sexual?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *