Início / Notícias / Adoção por casais do mesmo sexo aprovada em Portugal

Adoção por casais do mesmo sexo aprovada em Portugal

Adoção por casais do mesmo sexo aprovada em Portugal

Depois de muitas batalhas, de muitas injustiças, a adoção por casais do mesmo sexo foi hoje aprovada em Portugal. Futuramente, casais, tanto de gays, como de lésbicas, vão ter o direito de adotar uma criança.

A adoção homosexual sem mentiras

Na verdade, já muitos casais homossexuais adotavam crianças, no entanto, apenas uma das pessoas se apresentava. Esta adoção por casais do mesmo sexo à margem da lei acabava por causar constrangimentos e problemas futuros, por exemplo em direitos sucessórios, pois, aos olhos da lei, apenas uma das pessoas era a mãe ou o pai.

Depois do casamento homossexual, a liberdade volta a triunfar e concede aos homossexuais os mesmos direitos dos heterossexuais, amar e educar uma criança.

A possibilidade de adoção será sempre avaliada tendo em conta vários aspetos, tal como é procedimento para os casais heterossexuais.

Preconceitos desmantelados

Foram muitos os preconceitos que tentaram impedir o casamento gay e na adoção por casais do mesmo sexo a história não foi diferente.

Quem é criado por gays fica gay“, um dos mais badalados e, felizmente, um dos preconceitos gay mais errados. A orientação sexual da criança não tem qualquer ligação com a forma como foi criada, desde que em ambiente seguro. Filhos de pais heterossexuais podem ser homossexuais e crianças adotadas por homossexuais não serão obrigatoriamente gays.

“Falta de um papel feminino/masculino”, se este argumento tivesse algum peso, também a adoção monoparental teria que ser proibida. As crianças interagem com várias pessoas ao longo da sua fase de aprendizagem, experiência essa que será suficiente.

Importa saber que, no final, o que venceu foi o amor pela criança. Não podemos negar às crianças que sonham com uma família a hipótese de a conseguiram apenas porque são “duas mães” e “dois pais”. Das crianças entrevistadas, o sentimento é global, são felizes com as suas famílias. Podem não saber o que é ter um pai e uma mãe, mas sabem que “viver com duas mães é bom”.

 Ser LGBT em Portugal

Apesar de ser gay ou lésbica em Portugal não ser das tarefas mais simples, começamos a ver alterações profundas na sociedade. Com o casamento homossexual aprovado e, agora, com a aprovação da adoção, a comunidade LGBT em Portugal começa a ver os seus direitos reconhecidos.

Projetos como o Happier Teens trazem-nos amostras de como há uma crescente aceitação daquilo que afinal… é normal.

Qual a sua opinião sobre a aprovação da adoção por casais do mesmo sexo? Tem um sonho por realizar?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.5/10 (2 votes cast)
Adoção por casais do mesmo sexo aprovada em Portugal, 9.5 out of 10 based on 2 ratings

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *